Título: Grupo aproveita bom momento da mineração
Autor: Irany Tereza, Alaor Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2006, Economia, p. B5

Os negócios bilionários no setor de mineração têm como pano de fundo o extraordinário crescimento das economias asiáticas, especialmente da China. Entre 2002 e 2006, o preço dos metais-base aumentou 210%, no mais longo ciclo de aquecimento desde a década de 70. No ano passado, a Vale conseguiu sustentar um reajuste histórico no minério de ferro, de 71,5%.

Este ano, já sob a base elevada, venceu uma forte queda de braço com os chineses e bancou um novo aumento expressivo: 19%. O estouro da "bolha" chinesa, que os analistas previam para este ano, não ocorreu, e o mercado continua a demandar matéria-prima para fabricação de aço, cabos, ligas e outros insumos para a indústria e a construção civil.

O presidente da Vale, Roger Agnelli, acredita que o atual ciclo de alta de preços das commodities deverá se manter nos próximos anos. "A demanda continua muito forte, tanto por minério de ferro quanto por níquel, e acreditamos que esse movimento continuará forte pelo menos até 2010", disse.

Há um descompasso entre a produção e o consumo. "A oferta de minérios não cresceu na mesma proporção da demanda nos últimos anos", diz Edmo Chagas, analista financeiro do banco de investimentos UBS. O aquecimento do mercado não tem dado sinais de saturação. Segundo o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, os preços dos minérios alcançaram novos picos no primeiro semestre deste ano. "Nenhum minério está em queda. Alguns sobem mais, outros menos. Mas todos sobem", diz.

Respondendo à pergunta se a Vale não estaria comprando a Inco "no pico dos preços", com um pesado desembolso, Agnelli respondeu: "O ativo (a Inco) é caro, mas é um bom ativo. Acho que é o preço justo."

PREÇOS Ontem, os contratos de níquel para três meses registraram um novo preço recorde na bolsa de metais de Londres, a US$ 27,3 mil por tonelada. O aumento foi impulsionado pela greve em andamento na mina Voisey Bay da Inco, no Canadá. Além disso, os estoques globais do metal estão em níveis criticamente baixos, o equivalente a menos de um dia de consumo mundial, segundo informações do jornal Financial Times.

No encerramento da rodada livre de negócios da tarde, os contratos de níquel para três meses recuaram um pouco, fechando em US$ 26,6 mil por tonelada. Na semana, o níquel acumulou um ganho de 3,9%.