Título: Falta de aviões leva VarigLog a demitir 202 empregados
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2006, Economia, p. B17

As dificuldades financeiras da Varig, que com a frota reduzida deixou de alugar os porões dos seus aviões para a VarigLog transportar cargas, levou a nova controladora da Varig a demitir 202 funcionários. O corte equivale a 11% de redução do seu quadro de pessoal, que caiu de 1.824 para 1.622 funcionários, por meio da terceirização de parte de seus serviços.

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, a ex-subsidiária planeja cortar 25% dos custos de sua folha de pagamento. O sindicalista conta que na semana passada a VarigLog teve de demitir 87 funcionários só no Rio. Por meio de comunicado, o presidente da VarigLog, João Luis Bernes de Sousa, informa que "a redução da oferta de porões da Varig afetou parcial e temporariamente o movimento de carga internacional". Na nota, o executivo diz que "estará operando com força plena" a sua frota de 18 aviões cargueiros "já a partir de setembro".

A Varig planeja retomar suas operações no Aeroporto do Galeão, no Rio, assim que começar a receber aviões de grande porte, contam fontes que acompanham a reestruturação da companhia. O quase abandono do Galeão, constatado na nova malha aérea da companhia, concentrada em São Paulo, seria apenas transitório. A nova Varig, inclusive, estaria procurando um terreno para construir uma nova sede carioca, já que a atual, próxima ao Aeroporto Santos Dumont, permanecerá com a Varig antiga.

Quando as 5,5 mil demissões da Varig começaram a ser realizadas, a partir do último dia 28, rumores do mercado davam conta que a VarigLog planejava mudar a sede administrativa da nova companhia para São Paulo, aproveitando que a maioria dos vôos estaria concentrada em Guarulhos e Congonhas, já que no Rio, pelo menos inicialmente, somente a ponte aérea teria prioridade. A VarigLog, porém, informa que a sede administrativa permanecerá no Rio.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, lembra que a nova malha foi desenhada a partir de estudos realizados pela Lufthansa Consulting, que foi contratada antes da atual gestão de Marcelo Bottini, para desenhar a reestruturação operacional da Varig.

Por esse projeto, as operações iniciais estariam concentradas no centro de distribuição de vôos (hub) de São Paulo. A Varig disse que planeja anunciar nas próximas duas semanas a compra de 50 aviões novos, num investimento de US$ 300 milhões, com a previsão de chegada de 2 aeronaves por mês - plano considerado ambicioso para uma empresa que detém hoje menos de 4% do mercado, tem dificuldades de crédito e enfrenta ações trabalhistas na Justiça.