Título: Lula culpa Congresso por projetos atrasados
Autor: Liege Albuquerque
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2006, Nacional, p. A6

Em entrevista a rádios da região, presidente promete superar os obstáculos para realizar obras e diminuir as desigualdades

Liege Albuquerque

Em entrevista de 1 hora e 11 minutos a rádios do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou de leis aprovadas no Congresso que emperram obras na região, como a BR-319 e o gasoduto Coari-Manaus. 'A BR 319 no Amazonas já existe, mas a gente quer restaurar e tem de tratá-la como se fosse uma estrada nova, com ações contra (sic) e recursos. Não é culpa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), porque são leis que nós mesmos aprovamos no Congresso. A legislação obriga a parar', disse.

Lula prometeu, num eventual segundo mandato, diminuir as desigualdades regionais. 'Nesse novo mandato quero mostrar que eu acho que São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro são importantes, mas é preciso saber que há regiões que precisam ficar iguais a eles.' A seguir os principais pontos da entrevista, concedida a partir da biblioteca do Palácio do Planalto.

GASODUTO

A BR 319 no Amazonas já existe, mas a gente quer restaurar e tem de tratá-la como se fosse estrada nova, com ações contra e recursos. Não é culpa do Ibama, porque são leis que nós mesmos aprovamos no Congresso. A legislação obriga a parar. Para vocês terem idéia da gravidade, quando fui a Manaus (em junho) ver o gasoduto (Coari-Manaus), fui fazer o primeiro pingo de solda. No dia seguinte estava em Brasília e soube que alguém tinha entrado com recurso. Mas a gente continua porque a Região Norte precisa sair do atraso a que foi submetida nos últimos anos.

TV DIGITAL

Eu tenho compromisso com o desenvolvimento da região e essa discussão da TV digital causa tensão, briga entre Estados do Norte com Sul e Sudeste. Mas o governo não vai abrir mão de escolher mais incentivos para desenvolver determinadas regiões. E nós temos interesse em desenvolver as partes do País que ficaram esquecidas. Sei de quem nunca foi a Manaus e critica o desenvolvimento para a Região Norte do País. No governo Collor a coisa foi definhando e saímos de 80 mil para 50 mil trabalhadores e hoje temos 112 mil (na Zona Franca de Manaus). E quando chegar o gás e a TV digital vamos ter feito justiça com essa região abandonada tantos anos pelos governos do País.

HIDRELÉTRICAS

É importante que você conheça o desenvolvimento que houve nas cidades próximas de Itaipu para perceber que tipo de desenvolvimento Rondônia vai ter com as duas hidrelétricas. Será uma obra gigantesca, porque serão duas hidrelétricas. Durante a construção dessa obra teremos milhares e milhares de empregos. Quando estiverem produzindo energia vamos pagar royalties para todas as cidades nos arredores. Vamos atrás da autorização do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama. É uma obra necessária não só para Rondônia, mas para o Brasil. Vai ser desenvolvimento para a região e para o Brasil como um todo.

LUZ PARA TODOS

Ontem (quinta-feira) foi dia de Nossa Senhora Aparecida e eu pedi: quero ser o presidente que apagou o último candeeiro deste país, a última lamparina