Título: Oposição acusa Requião de fraudar entrevista
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2006, Nacional, p. A11

Funcionário da Secretaria da Educação foi apresentado como vendedor de cachorro-quente

, CURITIBA

Mais uma trapalhada dos organizadores da campanha à reeleição do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), deu munição para a oposição. Na quarta-feira, o site do candidato trouxe uma reportagem de sua equipe com um vendedor de cachorro-quente que teria aderido à campanha do PMDB após o debate de segunda-feira. A oposição descobriu que, na verdade, o 'trabalhador autônomo' é funcionário comissionado, identificado pela sigla 1-C, na Secretaria da Educação.

O texto falava que Francisco Wojciechoski encontrara um jeito diferente de apoiar o governador, exibindo um cartaz com os dizeres: 'Não troque os bons dias pelos 'mar' dias (referência ao candidato oposicionista, Osmar Dias, do PDT).' Citava até o bairro Bigorrilho, onde ficaria o carrinho de cachorro-quente. 'Wojciechoski conta que não recebeu nenhum benefício direto do governo', completava.

A assessoria de imprensa da campanha de Requião disse ter sido pega de surpresa com a divulgação do ato de nomeação de Wojciechoski na secretaria, em 1º de fevereiro de 2005. 'Em momento nenhum sabíamos disso', afirmou um assessor.

A coligação Paraná da Verdade, de Dias, entrou com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo multa para Requião por usar um funcionário comissionado na propaganda eleitoral.

Já a assessoria de imprensa da coligação Paraná Forte, de Requião, destacou que Wojciechoski está em férias, o que o libera para fazer campanha.

OBRAS

No campo dos apoios políticos, Curitiba - que tem 1,2 milhão de votos - continua sendo prioridade. Dias, que conquistou 33% desses votos no primeiro turno, conseguiu agora o apoio integral do prefeito Beto Richa (PSDB), que tem boa aprovação.

Requião não perdeu tempo e criou um fato para tentar aumentar o índice de 37% que obteve entre os curitibanos. 'Hoje, 90% do que se faz em Curitiba é investimento direto do governo ou financiamento para a prefeitura', disse ele, em entrevista à rádio CBN. 'Sou um pouco prefeito de Curitiba também.'

Richa reagiu e entrou na briga, dizendo que foi ele quem fez as obras em Curitiba. E lançou um desafio a Requião: 'Prove que deu um centavo para a prefeitura no ano passado, que nós fechamos com superávit de R$ 17 milhões.'