Título: Desperdício de gás aumentou em agosto
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2006, Economia, p. B5

Petrobrás queimou por dia 8 milhões de m3, que poderiam gerar 2 mil MW

A Petrobrás voltou a aumentar a queima de gás natural em agosto, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a ANP, naquele mês foram desperdiçados o equivalente a 8,073 milhões de metros cúbicos diários, com acréscimo expressivo em relação aos 5,946 milhões de metros cúbicos em julho.

A queima de agosto só fica abaixo da ocorrida em abril e maio do ano passado, quando a estatal registrou cerca de 10 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. O gás queimado em agosto, se fosse aproveitado para a geração de eletricidade, poderia produzir cerca de 2 mil MW médios de energia elétrica, suficiente para suprir cerca de um quarto do consumo da Região Sul, parcialmente atendida por transferência de energia do Sudeste, por causa da seca que atingiu a região.

O aumento na queima de gás natural geralmente ocorre às vésperas do início de operações de grandes plataformas de produção. A Petrobrás está prevendo que a plataforma P-34 iniciará a operação na semana que vem, com cerca de 60 mil barris de óleo. Além disso, a estatal deverá ativar cinco novos poços à P-50, plataforma que está em operação no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, desde abril, com acréscimo de 50 mil barris diários nessa unidade.