Título: Dinheiro para dossiê Vedoin tem origem 'criminosa', diz CPI
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2006, Nacional, p. A4

O presidente da CPI dos Sanguessugas, Antonio Carlos Biscaia, está convencido de que tem origem criminosa o R$ 1,75 milhão apreendido com petistas, destinado a pagar o dossiê Vedoin. O deputado recebeu informações de fontes do Judiciário e da Polícia Federal, ao viajar a Cuiabá para retirar cópia do inquérito que apura a trama contra tucanos.

A denúncia de que o governo - e mais diretamente o ministro Márcio Thomaz Bastos - trabalha para afastar a investigação do presidente Lula levou a oposição ao ataque em três frentes. Aliados de Geraldo Alckmin vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, à Polícia Federal e à OAB para pedir isenção nas investigações e acompanhamento do caso.

Os petistas se mobilizaram para neutralizar a ação dos adversários. O próprio presidente agora diz que foi sua a iniciativa de tirar Ricardo Berzoini da coordenação de sua campanha. 'Perguntei: 'Quero saber quem fez essa burrice, porque foi de uma sandice inominável'. Ele me disse que não sabia. Eu o afastei', relatou Lula, em entrevista na TV. Seus aliados fizeram coro contra a oposição. Marco Aurélio Garcia a acusou de querer ganhar 'no tapetão', provocando instabilidade política. Jaques Wagner apontou 'desespero eleitoral'.

Hoje Berzoini depõe à PF para explicar até que ponto tinha conhecimento das negociações entre seus comandados e a família Vedoin, que chefiava a máfia dos sanguessugas. O Ministério Público Federal pediu a quebra de sigilos de Freud Godoy, segurança do presidente acusado no caso. A PF quer a mesma medida para Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha de Aloizio Mercadante.

Aliados de Alckmin vão ao TSE, à PF e à OAB para pedir isenção nas investigações e acompanhamento do caso

PT acusa adversários de tentar ganhar no tapetão, numa demonstração do que chama de desespero eleitoral

Berzoini depõe hoje na Polícia Federal para explicar até que ponto tinha conhecimento da operação