Título: Tucano pede direito de resposta
Autor: Ana Paula Scinocca, Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2006, Nacional, p. A7

A coligação 'Por um Brasil Decente', do candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, entrou com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de direito de resposta contra a coligação 'A Força do Povo', do presidente e candidato à reeleição, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

A campanha de Alckmin contesta comparação que foi feita pelo presidente no horário eleitoral gratuito. No programa, Lula teria falado de seu governo e do antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). De acordo com informações disponíveis na página do TSE na internet, os tucanos alegaram que a comparação é 'errônea'.

Na representação, os advogados de Alckmin afirmaram que a propaganda eleitoral de Lula veiculou 'mentira gritante, sabidamente inverídica, consubstanciada na afirmação de que, nos oito anos do governo anterior, conduzido por Fernando Henrique Cardoso, o aumento real do salário mínimo seria da ordem de apenas 20,6%'.

Os advogados disseram na ação que os aumentos reais na administração de FHC foram equivalentes aos da gestão Lula, 'porque em oito anos representaram quase o dobro dos concedidos nos últimos quatro anos'. Outro ponto ressaltado no pedido diz que 'a crítica política e administrativa é permitida e até desejável, mas a utilização de dados falsos só se presta à desinformação, para enganar o eleitor e prejudicar o adversário da forma mais baixa possível'