Título: Presidente diz que não vai e Gazeta cancela debate
Autor: Ana Paula Scinocca, Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2006, Nacional, p. A7
A TV Gazeta cancelou ontem o debate que realizaria hoje entre os candidatos à Presidência. O motivo, segundo a emissora, foi a negativa do presidente Lula em participar. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, já havia se comprometido a participar, mas desistiu 'sem uma explicação', informou a direção do canal. Caso comparecesse, o tucano seria entrevistado durante 40 minutos.
No horário eleitoral de ontem à noite, o presidente Lula aproveitou o Dia Mundial de Combate à Fome para falar sobre o Bolsa-Família. A apresentadora propôs uma 'viagem através de um prato de comida', defendendo a idéia de que, além de beneficiar os que passavam fome, a transferência de renda movimenta a economia das cidades.
O programa voltou a comparar dados do governo FHC com os do governo Lula. 'A classe média viaja e consome mais. E os mais pobres estão melhorando de vida', disse o presidente, menos bronzeado do que no primeiro turno, mas ainda mais avermelhado que o natural.
O programa tucano continuou a contagem dos dias desde o escândalo do dossiê. 'Faz 31 dias que o governo Lula não revela de onde veio o dinheiro', provocou o apresentador.
Alckmin voltou a apresentar seu currículo e feitos à frente do governo de São Paulo, não deixando de alfinetar o adversário: 'Quero governar o Brasil do futuro. O Brasil do passado é o do mensalão.'