Título: Presidente da Vale elogia privatização
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2006, Nacional, p. A8

Agnelli diz que empresa não estaria tão bem como está se fosse estatal

Nalu Fernandes, CORRESPONDENTE, NOVA YORK

Depois da privatização, a Companhia Vale do Rio Doce melhorou a eficiência e ganhou velocidade e agilidade nas decisões, disse ontem o presidente da empresa, Roger Agnelli, em Nova York. Em reação às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a privatização da companhia, o executivo afirmou ainda que 'jamais a Vale estaria na posição em que está hoje se fosse estatal'.

Agnelli avaliou as declarações do presidente Lula sobre venda de estatais como 'partidário-ideológicas' - a campanha do petista no segundo turno tem sido marcada por constantes ataques às privatizações promovidas no governo Fernando Henrique Cardoso. 'Não é apenas a questão da Vale, é a privatização em si', criticou. 'A privatização da Vale do Rio Doce está indo muito bem.'

De acordo com Agnelli, a geração de empregos na Vale também é melhor agora do que nos tempos de estatal. E emendou: 'Temos muito mais fornecedores que antes. Aumentamos em três vezes a produção de bauxita, alumínio e minério de ferro em cinco anos e temos remunerado adequadamente nossos acionistas', acrescentou.

'A privatização tem sido muito positiva para o Brasil', destacou o presidente da Vale. O desafio para o próximo presidente, na avaliação de Agnelli, será 'colocar o Brasil em um ritmo de crescimento que reflita o potencial do País'. 'O terreno está preparado', frisou.

Ele ressalta, porém, que a questão do crescimento passa pela necessidade de reforma política, redução da carga tributária, reforma da Previdência e modernização da máquina do governo. 'O País quer crescer. Todos sabemos o que tem de ser feito e o que falta.'

Na entrevista, Agnelli criticou ainda o ritmo dos processos de licenciamento ambiental. Explicou que muitas vezes consegue a licença prévia, mas tem de aguardar para conseguir a de implementação do projeto.