Título: China rejeita interceptar navios
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2006, Internacional, p. A17

Mas começou a inspecionar caminhões norte-coreanos

Reuters e AP

O embaixador da China na ONU, Wang Guangya, disse ontem que seu país realizará inspeções para localizar qualquer suposta arma da Coréia do Norte, mas insistiu que seu país não fará nenhuma interdição de cargueiros em alto mar. 'Inspeções sim, mas inspeções são diferentes de interceptação e interdição', disse Wang.

A China aprovou sábado, no Conselho de Segurança da ONU, a imposição de sanções contra a Coréia do Norte por seu teste nuclear do dia 9, mas Wang disse que a resolução não torna obrigatório que todas as nações inspecionem os cargueiros que partam da Coréia do Norte ou cheguem ao país. Ele disse que os Estados poderão realizar tal operação se necessário e 'de acordo com suas autoridades legais'. 'Acho que nessa área, os países devem fazer isso de formas diferentes', disse.

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, manifestou ontem sua confiança de que a China assumirá sua responsabilidade sob a resolução e admitiu que serão realizadas delicadas negociações sobre como aplicá-la. Os EUA iniciaram ontem uma ofensiva diplomática dirigida aos países vizinhos da Coréia do Norte para garantir a plena aplicação da resolução da ONU. O enviado americano, Christopher Hill, chegou ontem ao Japão, para onde Condoleezza viajará amanhã.

Autoridades chinesas começaram ontem a inspecionar caminhões que seguiam para a Coréia do Norte. No posto fronteiriço de Dandong, cerca de 30 caminhões chineses eram inspecionados na manhã de ontem, enquanto 50 caminhões norte-coreanos vazios esperam para entrar na China para pegar sua carga. A China é o principal sócio comercial da Coréia do Norte. Os dois países dividem 1.416 quilômetros de fronteira, através da qual é feito o comércio. No ano passado, a China exportou US$ 1,7 bilhão para a Coréia do Norte e importou US$ 500 milhões.