Título: Ibope confirma vitória de Lula no primeiro turno
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2006, Nacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria no primeiro turno se as eleições presidenciais fossem realizadas agora, mostrou pesquisa do Ibope feita para a TV Globo e divulgada ontem. Lula, que estava com 44% na última pesquisa do Ibope, há 10 dias, tem agora 46%, com uma variação dentro da margem de erro. O candidato Geraldo Alckmin (PSDB), que tinha 25%, perdeu 4 pontos porcentuais e caiu para 21%. A senadora Heloísa Helena (PSOL) manteve a pontuação (tinha 11% e agora tem 12%).

O cientista político Antônio Lavareda atribuiu a queda de Alckmin aos novos ataques do crime organizado em São Paulo. "No momento em que o PCC descobrir que pode influenciar diretamente a eleição do futuro presidente, estaremos numa situação muito delicada. E se tivermos nova onda de ataques em fins de setembro, às vésperas da eleição, o que dizer?"

Lavareda cobrou um novo posicionamento de Alckmin sobre os ataques: "O discurso dele tem sido insuficiente".

PARADOXO

Na avaliação do cientista político, quando Alckmin diz que os ataques do PCC são uma resposta à dureza com que seu governo tratava o crime, cria um paradoxo na cabeça do eleitor, o que se repetiu quando ele falou em "terrorismo". Os ataques transmitem a todo o País a idéia de que São Paulo - o cartão de visitas de Alckmin - tem problemas e isso não ajuda a carrear votos, diz Lavareda.

De fato, Alckmin teve queda de 20 pontos entre os eleitores que ganham mais de 10 salários mínimos - de 52% para 32% -, os mais atemorizados pelos ataques, o que deu a Lula, pela primeira vez, a liderança no segmento. Assessores do tucano admitem a queda e explicam: como ele não é carismático e é pouco conhecido, precisa de suporte publicitário constante, o que voltará a ocorrer a partir de terça-feira, com o início do horário eleitoral gratuito de rádio e TV.

Na simulação de segundo turno (hipotética, porque Lula venceria no primeiro), o presidente chega a 51%, contra 33% de Alckmin, que perdeu 3 pontos (há 10 dias, Lula tinha 50% e Alckmin, 36%). Mas ele já teve vantagem maior: em junho, chegou a 53% e Alckmin estava com 29%.

Nos votos válidos, Lula tem 57% e 7 pontos porcentuais a garantir sua vitória no primeiro turno. Segundo a pesquisa, 40% (38% na anterior) ainda não escolheram candidato.

A intenção de voto em Lula fica estável no Sudeste (36%) e cresce em todas as outras regiões: de 64% para 68% no Nordeste, de 45% para 48% no Norte/Centro-Oeste e de 31% para 37% no Sul, onde passou Alckmin (há 10 dias estavam empatados em 31%). Mas o presidente é o candidato mais rejeitado pelos eleitores: 28% (32% em meados de julho) dizem que não votariam nele "de jeito nenhum"; Alckmin é rejeitado por 22% (17% na anterior) e Heloísa por 23% (19% na anterior).