Título: Fiesp vai lutar para ter desonerações este ano
Autor: Adriana Fernandes, Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2006, Economia, p. B3

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, defendeu ontem desonerações para este ano, mas evitou entrar na polêmica do governo em torno do assunto. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Julio Sérgio Gomes de Almeida, foi enfático ao afirmar ontem que "nem que o governo arriasse as calças" teria espaço para mais desonerações este ano.

Durante a semana, o ministro do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, havia informado que o governo faria novas desonerações tributárias.

"O ministro da Fazenda é o chefe e é ele quem deve falar sobre isso; não entro nessa discussão", disse Skaf. Mas reafirmou a posição da Fiesp favorável a desoneração este ano."Vamos lutar para conseguir desonerações, sim. Não vamos cruzar os braços e esperar o ano que vem porque ela faz bem ao País", disse. A desoneração, observou, é um estímulo aos investimentos e a melhor forma de combater a informalidade.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, em almoço com empresários e representantes do Judiciário na Associação Comercial fluminense,disse que a insegurança a respeito da carga tributária é um dos obstáculos para o crescimento do País que será superado com a regulamentação da súmula vinculante.

Ela vai uniformizar as decisões judiciais, fazendo com que uma questão decidida pelo STF seja obrigatoriamente adotada nos tribunais inferiores. A medida já foi aprovada pelo Congresso e depende apenas de regulamentação para entrar em vigor.Para Ellen, a súmula vinculante vai ajudar a desonerar a pesada carga tributária.