Título: Preços agrícolas têm a maior alta desde novembro de 2002
Autor: Márcia de Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2006, Márcia De Chiara, p. B6

Cotações médias de 15 produtos no atacado sobem 5,9% no mês, segundo RC Consultores

Márcia De Chiara

Os preços dos produtos agropecuários no atacado subiram 5,9% em outubro e devem começar a ter impacto no bolso do consumidor nos itens da cesta básica já no mês que vem. Desde julho, o índice subiu 15%. A alta de outubro é a maior já verificada em um mês desde novembro de 2002, quando o indicador calculado pela RC Consultores subiu 8,5%.

Naquela ocasião, lembra o responsável pelo indicador e diretor da consultoria, Fábio Silveira, a disparada dos preços agropecuários foi provocada pela desvalorização do real em relação ao dólar, refletindo o cenário pré-eleitoral. Desta vez, no entanto, o quadro é mais preocupante porque resulta da escassez na oferta dos produtos tanto no mercado interno como no externo.

'Metade do resultado reflete a crise do setor agrícola, que reduziu a oferta dos produtos', diz o economista. O índice, calculado a partir das cotações do atacado e das ponderações usadas pelo Índice de Preços por Atacado (IPA) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é uma espécie de indicador antecedente da inflação dos alimentos ao consumidor. O índice mede a variação de 15 produtos, entre os quais carnes, grãos, café, laranja, tomate e ovos.

Silveira destaca que o indicador reafirma a perspectiva de um cenário de oferta de produtos agropecuários mais apertado para o ano que vem por causa da diminuição de áreas de plantio e redução de plantéis.

Entre os grãos, a maior alta de preços registrada neste mês foi no milho (14,8%), trigo (14,4%) e arroz (11,2%). Desde julho, o preço do trigo já subiu 32%; o do milho, 24%; o do feijão, 10%; e o do café, 15%.

'O trigo disparou porque o estoque mundial é o mais baixo dos últimos 25 anos', diz Silveira. Além disso, ele destaca que por dois anos consecutivos a produção brasileira do grão caiu. Neste ano, a safra foi de 3,6 milhões de toneladas, 1,1 milhão de toneladas a menos que na safra passada. 'A alta do trigo hoje sinaliza o aumento do pãozinho amanhã', adverte o economista.

No caso do milho, problemas climáticos afetaram a produção mundial e a escassez na oferta impulsionou os preços. Já o arroz, observa Silveira, não sofre influência do mercado internacional. A subida dos preços foi provocada pelos estoques domésticos baixos. Na última safra, houve uma redução de produção de quase 2 milhões de toneladas. 'Também não há perspectivas de aumento de produção na próxima safra', prevê.

CARNES

Segundo o indicador, o preço do frango no atacado subiu 12,6% no mês passado e 48% desde julho. 'Com o real valorizado, houve forte redução da produção no primeiro semestre, quando foram abatidas matrizes e isso está pressionando agora os preços', diz Silveira. Na época, grandes frigoríficos chegaram a cancelar contratos de exportação por causa da baixa rentabilidade e desovaram a produção vendendo o quilo do frango por menos de R$1.

O preço do boi gordo disparou e subiu 25% desde julho por causa do período de entressafra. A carne suína, que é um produto substituto, acompanhou o movimento e teve valorização de 37% no mesmo período.