Título: Canadá só aguarda cilindro de voz
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2006, Metrópole, p. C4

Hector Vilar, especial para o Estado

Terminou ontem, em Ottawa, a cópia dos dados de três das quatro caixas-pretas do Boeing da Gol e do jato Legacy. A informação foi confirmada pelo coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, que preside a comissão que investiga a colisão do vôo 1907.

'Agora, aguardamos a chegada de uma boa notícia do Brasil', disse Ferreira. O coronel referia-se à possível localização do cilindro de voz do Boeing, que ainda não foi encontrado.

Ferreira continua trabalhando nas análises dos dados e nos laboratórios do Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá (Transportation Safety Board) enquanto a outra caixa-preta do Boeing não é localizada. 'Estamos aproveitando o tempo para aprofundar ainda mais as análises.' Com os dados das três caixas-pretas, os técnicos do conselho criaram gráficos e animações que, segundo o coronel, 'são muito próximas da realidade'. Todo esse material será encaminhado ao Brasil para ser analisado com mais profundidade e comparado a outras informações.

Quando o cilindro for achado, será enviado ao Canadá. Segundo Ferreira, 'as informações do cilindro ajudarão no cruzamento de dados para que, depois, se façam afirmações'. Por enquanto, ele permanecerá em Ottawa, onde está desde o começo da semana passada. 'Hoje, acordei achando que ia embora, mas continuo aqui.'