Título: Fidel: melhor, mas ainda sob risco
Autor: Anita Snow
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2006, Internacional, p. A10

Em seu 80º aniversário, ontem, o líder de Cuba, Fidel Castro, alertou os cubanos de que levará um longo tempo para se recuperar e eles devem ficar preparados para enfrentar "notícias adversas", insistindo em que se mantenham otimistas. Ontem, ainda, Raúl Castro, irmão mais jovem (75 anos) e sucessor designado de Fidel, apareceu em público pela primeira vez em duas semanas, desde que Fidel transferiu-lhe o poder ao ser submetido a uma cirurgia do estômago. Raúl recebeu o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que foi a Cuba cumprimentar o líder cubano pelo aniversário (ler abaixo).

Um jornal do país publicou as primeiras fotografias de Fidel desde que ele adoeceu. Fidel disse que sua saúde melhorou, mas ele ainda corre perigo. "Sinto-me feliz", declarou, em comunicado atribuído a ele e publicado pelo jornal Juventude Rebelde, dizendo ainda que "a todos aqueles que se preocupam com minha saúde, prometo lutar por ela".

Nas quatro fotos divulgadas ontem Fidel usa um abrigo Adidas vermelho e branco e mostra um pouco de cansaço, mas está sentado ereto e tem o olhar vigilante.

Numa foto ele aparece com o queixo apoiado no punho e em outras duas está falando ao telefone. Na quarta fotografia, Fidel está sentado na frente de uma cama com lençol branco num lugar que parece ser sua casa. Segura o suplemento especial do dia 12 do jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista, no qual foi homenageado. Vêem-se várias toalhas dobradas sobre a cama. Pendurado na cabeceira um tecido branco, que parece ser algo como uma cortina.

As fotos foram publicadas na edição online do Juventude Rebelde. Não foi possível confirmar por fonte independente a autenticidade das fotos, realizadas pelos Estudios Revolución, divisão do grupo de apoio pessoal de Fidel que compila documentos e imagens históricos. Contudo, não há razão para duvidar da legitimidade.

Juventude Rebelde publicou também nota redigida à mão por Fidel dirigida a cinco cubanos condenados por trabalhar nos Estados Unidos como agentes estrangeiros sem registro e cujo pedido de novo julgamento foi recusado por um tribunal federal de apelações.

"René, Antonio, Gerardo, Fernando e Ramón: nós triunfaremos sobre essa monstruosa injustiça", diz a nota, assinada "Fidel. 13 de agosto de 2006, 12h39".

No comunicado ao povo cubano, Fidel diz que sua saúde "melhorou consideravelmente". Mas ressalva que "afirmar que o período de recuperação será curto e sem riscos seria absolutamente incorreto e peço a todos vocês para permanecerem otimistas, mas ficarem preparados para enfrentar notícias adversas".