Título: UDR ameaça acionar governo
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2006, Economia, p. B3

A União Democrática Ruralista (UDR), entidade que congrega criadores de gado e produtores rurais, vai acionar o governo federal caso o vírus da febre aftosa reapareça em Mato Grosso do Sul. O presidente Luiz Antonio Nabhan Garcia considerou "uma vergonha para o País" a situação da vigilância sanitária na fronteira com o Paraguai, mostrada ontem pelo Estado.

A reportagem mostra fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro) trabalhando à luz de lampiões em um posto destruído à bala. O serviço é interrompido à noite por falta de segurança - é quando os contrabandistas aproveitam para passar com o gado paraguaio.

Segundo Nabhan, o governo da União é responsável, pois tem a obrigação de repassar recursos para investimentos na vigilância sanitária dos Estados. "Aquela é uma área crítica, onde o próprio governo instalou acampamentos de sem-terra e reservas indígenas, mas deixou totalmente sem fiscalização."

É por isso, segundo ele, que a aftosa entrou no País por ali, em outubro do ano passado, expandindo-se, depois, para o Paraná. "O setor de carne teve um prejuízo incalculável com o bloqueio às exportações e a queda nos preços. Se isso voltar a acontecer, vamos atribuir a responsabilidade ao governo Lula, que virou as costas para o setor."

Segundo ele, é lamentável que nada tenha sido feito para reforçar a vigilância na região. "É obrigação do governo investir parte do que arrecada, mas os dados indicam que os investimentos foram reduzidos." Ele considera que há omissão.