Título: Luiz Antônio Vedoin dará explicações na Câmara
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2006, Nacional, p. A7

O empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin depõe hoje à tarde no Conselho de Ética da Câmara. Vedoin é tido pela Polícia Federal como o cabeça do esquema de fraude na venda de ambulâncias superfaturadas. Também está envolvido na montagem e tentativa de venda a petistas de um dossiê contra tucanos.

O Conselho de Ética vai tomar o depoimento de Vedoin na condição de testemunha nos processos contra 67 deputados acusados de envolvimento no esquema de fraudes no Ministério da Saúde, principalmente em relação à venda de ambulâncias superfaturadas para prefeituras, pagas com dinheiro do Orçamento-Geral da União.

Vedoin admitiu ter pago propina a parlamentares em troca da inclusão no Orçamento de emendas com verbas para a compra de ambulâncias. O esquema ficou conhecido como máfia dos sanguessugas - esse era o nome da operação da Polícia Federal que prendeu 47 pessoas em maio e desencadeou as investigações no Congresso.

O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), decidiu que todos os parlamentares acusados por Vedoin de se beneficiarem da máfia poderão fazer-lhe perguntas. O depoimento será na própria Câmara, o que não agrada ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PC do B-SP), por causa da possibilidade de tumultos.

DEFESA

O Conselho de Ética ouvirá esta semana três deputados acusados de envolvimento no caso. Amanhã, terão oportunidade de se defender João Correia (PMDB-AC) e Amauri Gasques (PL-SP); na quinta-feira, será a vez de Benedito Dias (PP-AP).