Título: Vídeo mostra terroristas do 11/9 relaxados
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2006, Internacional, p. A5

Um vídeo veiculado ontem pelo site do jornal britânico Sunday Times mostra pela primeira vez imagens do egípcio Mohamed Atta ao lado do libanês Ziad Jarrah. Os dois são considerados os principais líderes dos ataques terroristas do 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Atta foi o piloto suicida do vôo 11 da American Airlines, o primeiro avião a se chocar contra o World Trade Center, em Nova York. Jarrah tomou o controle do vôo 93 da United Airlines, que caiu no Condado de Somerset, na Pensilvânia

Segundo o jornal, o vídeo foi gravado num campo de treinamento da Al-Qaeda no Afeganistão, um ano e meio antes dos atentados de 11 de setembro. Na gravação, Atta e Jarrah usam barba espessa e mostram-se descontraídos.

As imagens, datadas de 18 de janeiro de 2000, são importantes porque ajudam a completar a cronologia de Atta antes dos atentados. Até agora os investigadores não sabiam onde estava o egípcio na época que o vídeo foi feito.

SEM ÁUDIO

Na gravação, os terroristas lêem sua mensagens de 'martírio' depois de rirem e conversarem um com o outro. O jornal britânico esclarece que o vídeo não possui áudio e que especialistas em leitura labial tentaram sem sucesso decifrar o que foi dito.

Ao contrário dos outros seqüestradores - a maioria jovens fundamentalistas sauditas -, Atta e Jarrah receberam uma boa educação e aparentemente estavam integrados à sociedade ocidental antes de liderar os atentados de 11 de setembro. Ambos moraram na Alemanha.

O Sunday Times assegura ter obtido uma cópia da gravação, de boa qualidade, de uma 'fonte previamente comprovada'. De acordo com o jornal, fontes dos EUA e da Al-Qaeda verificaram a autenticidade do material. Um funcionário de inteligência dos EUA informou à rede CNN que a comunidade de inteligência tinha conhecimento do vídeo havia algum tempo.

Além de Atta e Jarrah, o vídeo de uma hora mostra imagens de outros terroristas da Al-Qaeda, incluindo o saudita Osama bin Laden. O jornal dividiu o vídeo em links. Em um deles, datado de 8 de janeiro, Bin Laden aparece discursando perante cerca de cem seguidores em sua base de Kandahar, no Afeganistão.

O Sunday Times assinala que é possível identificar o iemenita Ramzi Binalshibh, um dos principais idealizadores dos ataques, entre a multidão que aparece na gravação. Localizado e detido no Paquistão após a invasão americana do Iraque, Binalshibh depois foi transferido para a Base de Guantánamo, em Cuba.

Um porta-voz da IntelCenter, empresa que vigia comunicações entre grupos terroristas, disse que a gravação possivelmente fazia parte de seqüências que logo seriam incorporadas a um vídeo produzido pela Fundação as-Sahab, responsável pela produção de mídia da rede Al-Qaeda.

Muitas fitas de vídeos similares já surgiram em sites de grupos militantes islâmicos desde os ataques do 11 de setembro, em que morreram mais de 3 mil pessoas.

Pelo menos 36 mensagens já foram transmitidas desde que a estação de televisão árabe Al-Jazira veiculou a primeira declaração de Bin Laden, em 2001.