Título: Senadora projeta PSOL, mas perde espaço político
Autor: Roldão Arruda, Denise Crispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2006, Especial, p. H8

Ontem, quando a senadora???Heloísa Helena chegou à mesa de votação, o eleitor a sua frente, Jaime Figueiredo, pediu um autógrafo e perguntou: 'Por que a senhora não veio disputar o governo do Estado? O seu lugar estava garantido.' Ela respondeu com um sorriso. A pergunta resumia um dos maiores dilemas políticos que a senadora enfrentou este ano. Entre tentar a reeleição para o Senado, o governo do Estado ou lançar-se candidata à Presidência, ela fez a última opção. Sabia que a chance era mínima, mas foi em frente para fortalecer o PSOL, que fundou há dois anos, após ser expulsa do PT.

Agora, sem tribuna política no Estado ou no plano federal, ela diz que vai voltar a ensinar no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Mas ainda confiava que o PSOL conseguiria votos suficientes para ultrapassar a cláusula de barreira.

Mas isso não aconteceu: o partido perde o tempo no horário gratuito eleitoral no rádio e na TV, os recursos do Fundo Partidário e o direito de participar de comissões no Congresso.

Apesar de tudo, a senadora acha que valeu a pena. 'O PSOL saiu fortalecido desse processo.' A senadora agora retoma as atividades no Senado, onde se transformou num dos algozes do governo Lula. Seu mandato expira em janeiro.