Título: Nos Estados, vantagem do PMDB
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2006, Especial, p. H15

O PSDB, o PT e o PMDB emergem das eleições de ontem como os partidos que mais venceram disputas de governos estaduais no primeiro turno - cada um elegeu quatro. As eleições do PSDB têm valor ponderado bem maior porque os tucanos ganharam nos dois Estados mais populosos da Federação, São Paulo e Minas Gerais. O PT teve uma importante (e surpreendente) vitória na Bahia.

Mas o PMDB é também o partido que mais se destacará na campanha do segundo turno, onde terá nada menos que seis candidatos disputando. No segundo turno, o PSDB qualificou três candidatos; PP, PFL, PDT, PT e PSB comparecerão com dois e o PPS, apenas um.

A maior surpresa foi, sem dúvida, a eleição em primeiro turno de Jaques Wagner (PT) para o governo da Bahia, quando as pesquisas davam Paulo Souto (PFL) como favorito. Outra surpresa foi a vitória de Yeda Crusius (PSDB) no primeiro turno do Rio Grande do Sul; segundo as pesquisas, ela estaria fora do segundo turno. Surpresa, também, foi o governador Germano Rigotto (PMDB), que tentava a reeleição, ficar fora do segundo turno.

Os governadores Lúcio Alcântara (PSDB-CE), João Alves (PFL-SE) e Maria de Lourdes Abadia (PSDB-DF), que tentavam a reeleição, perderam no primeiro turno. Já Eduardo Braga (PMDB-AM), Paulo Hartung (PMDB-ES), Wellington Dias (PT-PI), Ivo Cassol (PPS-RO), Blairo Maggi (PPS-MT), Waldez Góes (PDT-AP) e Ottomar Souza (PSDB-RR) venceram todos no primeiro turno.

REELEIÇÃO ADIADA

Os governadores Alcides Rodrigues (PP-GO,vice-governador que assumiu), Mendonça Filho (PFL-PE, idem), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Roberto Requião (PMDB-PR) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), que concorriam à reeleição, ganharam no primeiro turno, mas não fizeram maioria e terão de passar pelo segundo turno.

O PSDB elegeu no primeiro turno os governadores José Serra (São Paulo), Aécio Neves (Minas Gerais), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), e Ottomar Souza (Roraima); o PT fechou no primeiro turno com Jaques Wagner (Bahia), Wellington Dias (Piauí), Marcelo Déda (Sergipe) e Binho Marques (Acre); o PMDB ganhou com Eduardo Braga (Amazonas), Paulo Hartung (Espírito Santo), André Pucinelli (Mato Grosso do Sul) e Marcelo Miranda (Tocantins); o PPS elegeu Ivo Cassol (Rondônia) e Blairo Maggi (Mato Grosso); o PDT elegeu Waldez Góes (Amapá); o PSB, Cid Gomes (Ceará); o PFL, José Roberto Arruda (Distrito Federal).

SEGUNDO TURNO

O PMDB vai ao segundo turno em seis Estados: Goiás (com Maguito Vilela), Paraíba (José Maranhão), Paraná (Roberto Requião), Rio de Janeiro (Sérgio Cabral), Rio Grande do Norte (Garibaldi Alves) e Santa Catarina (Luiz Henrique da Silveira). O PSDB vai ao segundo turno em três Estados: Rio Grande do Sul (Yeda Crusius), Pará (Almir Gabriel) e Paraíba (Cássio Cunha Lima).

O PFL terá presença em dois Estados no segundo turno: Maranhão (Roseana Sarney) e Pernambuco (Mendonça Filho). O PDT também estará em duas disputas: Maranhão (Jackson Lago) e Paraná (Osmar Dias). O PT, igualmente, estará em duas eleições, no Pará (Ana Júlia Carepa) e Rio Grande do Sul (Olívio Dutra).

O PP, da mesma forma, estará presente em dois Estados: Goiás (Alcides Rodrigues) e Santa Catarina (Esperidião Amin). E o PPS disputará o segundo turno no Rio de Janeiro (Denise Frossard).