Título: Ex-coordenador falou com Dirceu antes da operação
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2006, Nacional, p. A6

Citado como a pessoa 'conhecida e importante' apanhada no rastreamento telefônico, ex-ministro ligou para Lorenzetti dias antes da prisão de petistas

Depois de um dia de suspense, a Polícia Federal revelou ontem o nome da pessoa 'conhecida e importante' apanhada no rastreamento telefônico dos envolvidos na compra do dossiê Vedoin. Segundo a PF, foi o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu quem ligou para Jorge Lorenzetti, ex-coordenador do setor de inteligência da campanha do presidente Lula, a chamada 'Abin do PT', dias antes da prisão dos petistas Gedimar Passos e Valdebran Padilha com o dinheiro, em 15 de setembro.

O delegado Diógenes Curado, responsável pelo inquérito, disse que não decidiu se vai convocar Dirceu para depor, porque a ligação não é evidência de envolvimento com o crime.

A oposição desconfiou da versão. 'É mais uma farsa do governo para dizer que o chefe da operação não é Lula', acusou o líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA).

Dirceu negou em seu blog na internet que tenha participado da operação. 'Evidentemente não tenho nada a declarar, até porque não fui demandado por nenhuma autoridade', disse. 'Mas quero reiterar que não tive nenhuma participação no caso do dossiê, assim como não tive participação na campanha majoritária em São Paulo ou na nacional. Não devo nada.'

Mais tarde, em Brasília, seu advogado, José Luis de Oliveira Lima, confirmou que Dirceu falou por telefone com Lorenzetti. 'Foi uma única ligação num espaço de três meses. O ex-ministro nega categoricamente ter falado a respeito do dossiê.' Dirceu, disse ele, recebeu a ligação de Lorenzetti em seu telefone fixo, mas não estava. Três horas depois, ligou de volta e a conversa durou três minutos.

O rastreamento da PF traz ainda duas ligações do chefe do gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, no próprio 15 de setembro, para Lorenzetti. Carvalho confirmou à noite as conversas com ele, dizendo que buscava informações, depois de ter recebido telefonema de uma pessoa do comitê de campanha contando que dois petistas tinham sido presos e 'era um assunto complicado e grave'.

Carvalho contou que estava com Lula na gravação do horário eleitoral, por volta das 9h30, quando recebeu o telefonema. Então resolveu ir até o Planalto para ligar para Lorenzetti e saber do que se tratava. Outro contato ocorreu às 18h40. Em nenhum momento, segundo ele, Lorenzetti teria admitido participação na compra do dossiê.