Título: PSDB vai à Justiça Eleitoral contra ministro por uso indevido do cargo
Autor: Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2006, Nacional, p. A7

João Carlos Meirelles, coordenador do programa de governo do candidato Geraldo Alckmin (PSDB), ao rebater as críticas do ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o ministro agiu 'como um cabo eleitoral'. 'Lamento profundamente um debate desta natureza, no qual um ministro da República se reveste da função de cabo eleitoral', disse ele.

Ele adiantou que a coligação que apóia o candidato Alckmin (PSDB-PFL-PPS) vai questionar a atitude do ministro Mantega em recurso que será impetrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O assessor tucano condenou a atitude do ministro da Fazenda e afirmou que ele infringiu a legislação eleitoral ao dar uma entrevista na qualidade de ministro, usando a estrutura da pasta.

USO DA MÁQUINA

Meirelles afirmou que, pela legislação eleitoral, Mantega não poderia fazer esse tipo de declaração como ministro da Fazenda do governo Lula, numa entrevista convocada no próprio ministério, fazendo claro uso da máquina pública. 'Imagino que o ministro Mantega não está mais ministro, ele deve ter se licenciado (do cargo)', ironizou o coordenador de Alckmin.

Ele se disse chocado com o que qualificou de impropriedade legal: 'Podemos concluir que este é mais um desmando do governo Lula', destacou.

O coordenador do programa de Alckmin lembrou que ninguém pode dizer que não conhece as propostas do candidato tucano, que foram lançadas e amplamente divulgadas antes do primeiro turno das eleições. Segundo Meirelles, além do uso indevido do espaço público, Mantega comprovou que 'está muito mal informado'.

Ele diz que o PT não pode alegar que ignora o programa de governo de Alckmin porque ele mesmo, Meirelles, esteve debatendo as propostas com Marco Aurélio Garcia, atual coordenador da campanha do adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), num evento do BNDES, no Rio de Janeiro, ainda durante o primeiro turno.

'Eu tive o prazer de estar com o Marco Aurélio Garcia, num evento no Rio, para discutir nossos projetos de governo, com o maior respeito e elegância. Marco Aurélio, inclusive, tem uma cópia das nossas propostas', afirmou.

CRESCIMENTO

Para Meirelles, em vez de criticar Alckmin, os integrantes da campanha de Lula 'deveriam explicar à sociedade brasileira as razões pelas quais o Brasil não está crescendo'.