Título: Lula escolhe Tarso para negociar e irrita Cristovam
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2006, Nacional, p. A10

Candidato derrotado no primeiro turno da eleição à Presidência, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) revelou a amigos sua irritação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter encarregado o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, das conversas em torno de eventual apoio dos pedetistas à candidatura petista. A gafe azedou a relação entre os dois partidos e pode até custar o apoio do PDT.

A escolha gerou desconforto em Cristovam e o levou a reviver velhas mágoas. É que em janeiro de 2004 o senador foi demitido por telefone do Ministério da Educação e Lula o substituiu por Tarso. O episódio esfriou a relação de Cristovam com seu sucessor, o que Lula sabia. 'Ele pediu ao Tarso Genro para falar comigo. Escolheu o cara que me substituiu no Ministério da Educação', relatou a um amigo.

Em elegante gesto, no domingo, após o anúncio do segundo turno, Cristovam ligou para cumprimentar os candidatos, inclusive Lula. 'Ele disse apenas obrigado e desligou', contou a um amigo. Depois, foi surpreendido com a escolha de Tarso.

Cristovam preferiu não fazer em público nenhum comentário sobre a situação. Em conversas reservadas, fazia questão de ressaltar o quanto teria sido impróprio o gesto. E elogiava a forma como o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que disputa o segundo turno, e Heloísa Helena (PSOL-AL), também derrotada, receberam seu telefonema. 'O Alckmin ainda me ligou ontem de novo.'

Mesmo com o constrangimento, Cristovam disse que acolherá a escolha do PDT. Em troca o candidato deve apoiar proposta trabalhista do partido e concordar com a bandeira da educação. Integrantes da legenda explicaram que o presidente do PDT paulista, o deputado eleito Paulo Pereira da Silva, já reivindicou de Alckmin 'algumas garantias'. Querem que prometa, caso vença, não enviar reforma trabalhista ao Congresso que diminua direitos de trabalhadores.