Título: Planos para criar 4 conselhos
Autor: Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2006, Nacional, p. A14

Além das 23 secretarias existentes, o governador eleito José Serra pretende criar quatro conselhos que definirão ações estratégicas e integradas entre as várias áreas do governo. A medida é inspirada na gestão do ex-governador Franco Montoro, quando Serra foi secretário do Planejamento e participou de todos os núcleos.

Esses conselhos se reuniriam uma vez por semana e seriam divididos por áreas de atuação: social, finanças, infra-estrutura e desenvolvimento econômico. Os integrantes desses grupos ainda estão indefinidos - dependem da escolha do secretariado.

O método já foi colocado em prática por Serra durante sua passagem pela Prefeitura. Por ter uma estrutura administrativa menor, funcionou informalmente, sem criação de conselhos, mas por meio de grupos. Serra tinha reunião toda semana com representantes desses núcleos, que apresentavam o andamento dos projetos e discutiam futuras apostas. 'Esse é o meu estilo de governador: sou descentralizador, mas também controlo bastante', afirmou Serra.