Título: Secretário da Finanças irá para o Estado
Autor: Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2006, Nacional, p. A14

O governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), bateu o martelo ontem quanto ao primeiro integrante do seu secretariado e convidou o atual secretário de Finanças do município, Mauro Ricardo Costa, para cuidar da área econômica.

O mais provável é que Costa assuma a Secretaria da Fazenda, mesma área em que atua na prefeitura, mas não está descartada sua ida para o Planejamento.

O secretário integrou o núcleo estratégico da gestão Serra. Auditor fiscal, foi responsável por colocar as contas em dia e encontrar alternativas financeiras para que Serra tivesse recursos para pôr suas promessas em prática - já que o município passava por dificuldades financeiras, com empresários batendo à porta cobrando pagamentos atrasados.

Com o seu plano de ajuste nas contas - renegociação de contratos e redução de despesas -, Serra conseguiu acabar com as taxas do lixo e da luz - esta para quem não tem iluminação pública na rua, cumprindo o prometido em campanha.

Costa acompanha Serra desde os tempos do Ministério do Planejamento no governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele também passou pelo Ministério da Saúde, quando o tucano foi ministro.

Durante toda a eleição, Serra negou que desfalcaria a equipe da prefeitura para formar seu secretariado. O tucano, no entanto, já havia dito a pessoas próximas logo no início da campanha que desejava ter Costa ao seu lado no Estado.

Outro secretário municipal cotado para se transferir para o Palácio dos Bandeirantes é Aloysio Nunes Ferreira. Na prefeitura, ele é o responsável pela articulação com o Legislativo. Por isso, é tido como provável titular da Casa Civil. O deputado Walter Feldman, que foi secretário das Subprefeituras, também pode ir para o Estado. Ele se afastou em março para disputar a reeleição para a Câmara e se elegeu. A única possibilidade que pode afastar Feldman do novo governo é um pedido do PSDB para que ele fique em Brasília para reforçar a bancada federal.

O agrônomo Francisco Graziano, ex-presidente do Incra no governo FHC, deve assumir a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Do quadro de intelectuais do PSDB, Xico, como é chamado entre os tucanos, ajudou a elaborar oprograma de governo de Serra. A principal proposta do partido para a área agrícola - o selo 'risco sanitário zero' - é idéia do agrônomo. Ele também intermediou uma conversa entre Serra e o governo do Mato Grosso do Sul durante a eleição sobre uma parceria sanitária na pecuária. O selo seria um certificado para garantir a qualidade da produção paulista.