Título: Polícia apreende passaporte de pilotos
Autor: Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2006, Metrópole, p. C5

Policiais federais apreenderam ontem, no Rio, os passaportes dos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, piloto e co-piloto do jato Legacy. A ordem partiu da Justiça de Mato Grosso e teve como objetivo evitar que eles deixem o País antes de serem reinquiridos.

O promotor Adriano Roberto Alves, que solicitou a apreensão dos passaportes, já cogita pedir a prisão dos dois americanos, se confirmada a suspeita de que eles estariam testando o Legacy com manobras e possível desligamento do transponder.

Munidos de mandado de busca e apreensão, os agentes federais foram até o Centro de Medicina Aeroespacial (Cemal), na Ilha do Governador, zona norte, onde os pilotos passaram o dia fazendo um check-up. Os dois passaportes têm vistos temporários, que lhes permitem ficar no Brasil por 20 dias.

Lepore e Paladino, que fizeram exames, estavam acompanhados de uma representante do Consulado dos Estados Unidos no Rio, uma senhora americana, e um advogado brasileiro. Os dois, segundo funcionários da unidade, não aparentavam ter ferimentos.

CAUTELA

Para advogados, a decisão do juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu de apreender os passaportes foi correta. ¿Foi cautela do magistrado, para assegurar que estarão por perto em novos depoimentos¿, disse o criminalista Alberto Toron, que fez uma ressalva quanto ao tempo da apreensão. ¿Talvez até o fim das perícias.¿ Para o criminalista Sergei Cobra Arbex, os americanos podem ver a medida como cerceamento de liberdade. O juiz discorda. ¿É para facilitar as investigações.¿