Título: Pesquisas vão orientar fala de Lula na TV
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2006, Nacional, p. A7

O comando da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva encomendou pesquisas qualitativas para os 45 dias de horário eleitoral gratuito, com a intenção de comparar o desempenho do candidato petista com o do adversário do PSDB, Geraldo Alckmin. O publicitário João Santana, marqueteiro da campanha, acredita na eficácia do método para orientar o discurso de Lula e os programas petistas, que estréiam hoje.

As sondagens que medem impressões dos eleitores serão realizadas às terças, quintas e sábados - dias reservados aos candidatos à Presidência na propaganda eletrônica. As duas maiores preocupações do PT referem-se à crise ética e à segurança pública, mas a forma como Lula e Alckmin vão tratar todos os temas de interesse nacional passará pelo crivo de grupos de vários segmentos, com ênfase nas classes C, D e E.

A comparação mais direta será com Alckmin, embora os petistas admitam que prestarão muita atenção nos comentários em relação à concorrente do PSOL, Heloísa Helena. Por enquanto, pesquisas mostram que ela tira mais votos de Alckmin.

A propaganda destacará os "resultados" do governo que, na avaliação da cúpula petista, ficaram escondidos por causa da crise política. "As pesquisas revelam que, mesmo na nossa base, 80% não têm informações sobre as ações do governo", disse o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.