Título: Lula pede a PT que não atrapalhe segundo mandato
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/11/2006, Nacional, p. A7

Em sua primeira reunião com a cúpula do PT depois de ter sido reeleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu 'humildade' aos companheiros, disse que o partido não pode mais errar na política e, na tentativa de driblar as pressões por cargos, garantiu que não fará grandes mudanças no ministério.

Nas duas horas e meia de conversa no Palácio do Planalto, ontem, Lula tranqüilizou os petistas: prometeu que o PT será mais ouvido e terá um papel relevante no governo de coalizão. O presidente insistiu, porém, em que precisará do PMDB 'inteiro' no segundo mandato.

'Não é meu objetivo reduzir o espaço do PT', afirmou Lula. 'Ganhei a eleição com esse time e em time que está ganhando não se mexe. Angústia e ansiedade quem tem é a imprensa e os que estão fora do governo e querem entrar. Quero conversar com todos, e não com pedaços de partidos', emendou.

Dirigentes petistas que compõem a comissão política do PT mostraram preocupação em digerir como será o relacionamento do PT com o governo. Integrantes de tendências de esquerda foram além: disseram ter a expectativa de conhecer os 'métodos' de composição da equipe. E mostraram aborrecimento com comentários de que o PT mais atrapalha do que ajuda. O presidente foi econômico nas explicações, mas assinalou que no modelo de coalizão todos serão muito mais cobrados.

'A nós não é dado o direito de errar. Aliás, o PT, mesmo quando acerta, leva bordoada, apanha. Imaginem quando erra!', cobrou Lula. A observação foi feita quando ele lembrou as 'lambanças' cometidas no primeiro mandato, incluindo a tentativa de compra de um dossiê contra tucanos em plena campanha. 'Mas acho que agora vocês aprenderam', comentou.

'Calma, presidente, que o dia não acabou! Ainda tem a tarde toda para alguém fazer bobagem', retrucou um dirigente petista, provocando gargalhadas.

No início da reunião, Marco Aurélio Garcia, presidente interino do PT, sugeriu que o governo de coalizão tenha um 'conselho político', integrado por todos os partidos aliados - não por 'facções' de legendas -, destinado a encaminhar propostas ao Planalto. 'O PMDB, para nós, não é problema. É uma grande solução', disse ele, para dissipar o mal-estar.

Depois, Garcia repetiu que o PT não cobrou cargos no ministério. 'O tamanho da participação no governo não se mede com fita métrica nem com aritmética vulgar: mede-se pela presença de posições políticas essenciais', disse, irritado.