Título: Em Minas, programa de Falconi zerou o déficit
Autor: Adriana Fernandes, Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/11/2006, Economia, p. B1

O professor Vicente Falconi Campos, de 66 anos, é um velho conhecido dos políticos brasileiros. Como consultor na área de gestão, tem ajudado governantes a resolver problemas complicados. Em 2001, por exemplo, o então presidente Fernando Henrique Cardoso o designou membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica, com a tarefa de ajudar o País a sair do 'apagão'.

O seu feito mais recente está sendo comemorado pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Ao assumir o governo, Aécio encontrou um déficit de R$ 2,4 bilhões nas contas do Estado. Hoje, o governador proclama que Minas zerou o déficit.

Os governos do Rio Grande do Sul e do Ceará e as prefeituras de Porto Alegre e de São Paulo (na gestão do ex-prefeito e governador eleito José Serra) também contrataram a consultoria mineira Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), de Falconi, para a execução de programas de redução de despesas e aumento de receitas. No Rio Grande do Sul, os resultados ficaram abaixo do esperado, e Falconi entrou em choque com o governador, Germano Rigotto.

O primeiro contato de Falconi com o governo Lula ocorreu com o senador Amir Lando (PMDB-RO) à frente da Previdência. Lando pediu a ele um programa de melhoria de gestão da Previdência e o levou para um encontro com Lula. Lando deixou o cargo e seu sucessor, Romero Jucá, tentou aplicar as idéias de Falconi. Jucá também saiu e coube ao ministro Nelson Machado adotar algumas das medidas. A proposta de Falconi foi a de implementar um programa de longo prazo de melhoria das contas da Previdência que sinalizasse para uma queda do déficit.

Falconi é consultor de grandes grupos nacionais e tido como 'guru' dos empresários na área de gestão. É PhD em engenharia metalúrgica e seus seis livros na área venderam mais de um milhão de exemplares. Ele é o único latino-americano eleito como 'Uma das 21 vozes do Século 21' pela American Society for Quality.