Título: Operador monitorava só 5 vôos
Autor: Juliano Machado
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/11/2006, Metrópole, p. C4

No dia do choque entre o avião da Gol e o Legacy, havia oito controladores de vôo do Cindacta-1, em Brasília. O responsável pelo espaço aéreo Brasília-Região Norte monitorava apenas cinco aviões simultaneamente - número inferior ao limite de 14 aeronaves adotado pela categoria durante a operação-padrão que causou atrasos em aeroportos de todo o País.

A informação foi dada a um grupo de parentes de vítimas da queda do Boeing pelo coronel Rufino da Silva Ferreira, presidente da comissão de investigação do acidente. Segundo relato de Jorge André Cavalcante, que perdeu um sobrinho na tragédia, o coronel garantiu aos representantes das famílias que naquele dia não havia excesso de trabalho para os profissionais. Cavalcante e outras seis pessoas se reuniram reservadamente com Rufino para ter mais explicações sobre o relatório preliminar das investigações do acidente.

¿Foi esclarecedor para tirarmos algumas dúvidas que tínhamos, mas não encerra tudo. Ainda queremos mais informações e mais justificativas porque o nosso pesadelo não acabou¿, afirmou Cavalcante.

O comando da Aeronáutica informou que vai suspender as buscas ao corpo de Marcelo Paixão Lopes, o único passageiro do Boeing ainda não localizado. As buscas serão retomadas quando houver alguma evidência de que algo pode ser achado.