Título: João Sampaio será indicado hoje para Agricultura
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/11/2006, Nacional, p. A5

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), João de Almeida Sampaio Filho, será anunciado hoje como o 11º nome do secretariado do governador eleito de São Paulo, José Serra, na pasta da Agricultura.

Economista e produtor rural, Sampaio tem-se destacado como uma das novas lideranças do agronegócio e trabalhado, na SRB, em questões como a segurança jurídica no meio rural, exposto a invasões de terras, e uma política agrícola mais eficiente, com mais investimento em seguros, crédito e comercialização. Em uma entrevista ao portal da SRB, ele afirmou que no segundo mandato o governo Lula 'terá que promover um choque de gestão em sua estrutura e planejamento'. E destacou oito importantes desafios no setor agropecuário - entre eles a promoção da defesa sanitária, a legislação ambiental, infra-estrutura logística e até nova legislação trabalhista que regularize a atividade de curta duração e cíclica no campo.

Na sua análise, o primeiro governo Lula 'mais errou do que acertou'. Ele acha que acertou ao regulamentar a questão da soja transgênica e valorizar a agroenergia, mas errou em questões agrárias, na política econômica e nas atribuições dos vários ministérios.

'Para se ter uma idéia do fundo do poço em que a agricultura chegou no ano passado, basta lembrar que na última safra o produtor plantou suas lavouras com o dólar a R$ 3,20 e vendeu a safra com o dólar a R$ 2,40', queixou-se, ressaltando que o agronegócio garantiu 'praticamente sozinho' o superávit da balança comercial brasileira, respondendo por mais de 80% do saldo comercial em 2005.

É preciso levar em conta, diz ele, que o Brasil 'é o único país em condições de incorporar nos próximos 10 anos mais de 30 milhões de hectares' à sua agricultura. 'Essa expansão da área plantada vai gerar maior demanda por tratores, colheitadeiras, carros e outros insumos agrícolas', afirma, explicando que o resultado será o aumento na renda e no número de empregos. Hoje, 37% de todos os empregos no Brasil são gerados pela cadeia produtiva do agronegócio. João Sampaio é dono da Interlatex, uma beneficiadora de borracha (látex) em Barretos, além de criar gado nelore e explorar plantações de seringueiras nos Estados de São Paulo e Mato Grosso.