Título: 'Não faz sentido mexer em algo que está dando certo'
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/11/2006, Economia, p. B3

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, voltou a defender a manutenção dos pilares da política macroeconômica. Em entrevista exclusiva ao Estado após a reunião bimestral do Banco de Compensações Internacionais (BIS), Meirelles afirmou ontem que o debate no País sobre eventuais mudanças está sendo ignorado pelas autoridades do sistema financeiro internacional.

'No Brasil existe um debate um pouco mais agudo porque se considera e se discute a alternativa de fazer uma ou outra mudança de política econômica, enquanto aqui fora não se discute e nem sequer se considera a existência dessa possibilidade, pois não faz sentido mexer em algo que está dando certo.' Questionado sobre qual seria o impacto no exterior caso houvesse mudanças, ele respondeu: 'Muito negativo'.

Meirelles conclui hoje na Austrália uma bateria de contatos com ministros das Finanças e governadores de bancos centrais que participaram da reunião do G-20, no fim de semana, e do encontro do BIS. Segundo ele, a avaliação do Brasil no exterior é muito positiva. 'Não há nenhum apreensão com o País, que inclusive foi objeto de pouca atenção nesses eventos.'

'A avaliação é que a política econômica do Brasil é bem-sucedida, pois o País está crescendo com taxas superiores às do passado, apresenta equilíbrio no balanço dos pagamentos, fortaleceu suas reservas e tem políticas fiscal e monetária equilibradas', disse Meirelles.

De acordo com ele, a expectativa no exterior 'é que o Brasil vai manter a política econômica e está num processo de fazer reformas que elevem paulatinamente' a taxa de crescimento. 'Não se trabalha com a hipótese de que o Brasil (...) possa cometer erros graves de política econômica e voltar a ter volatilidade. Há uma confiança de que será mantido o curso.'