Título: Em Minas, programa de Aécio esquece de tucano
Autor: Cida Fontes e Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2006, Nacional, p. A4

No segundo dia de campanha eleitoral na TV em Minas, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, continuou ausente no programa do governador Aécio Neves, que busca a reeleição. Em Minas, o nome do presidenciável tucano nem sequer foi mencionado durante o horário eleitoral gratuito.

No programa, Aécio aparece nas regiões mais pobres do Estado enaltecendo suas raízes e o cumprimento de promessas feitas na campanha de 2002. E nem uma palhinha sobre o presidenciável tucano. Já o candidato do PT a governador, Nilmário Miranda, fez o possível para colar sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apareceu na abertura e no fim do programa petista prometendo "parceria com Minas".

Em Pernambuco, a situação foi ainda pior para Alckmin. O governador e candidato do PFL à reeleição, Mendonça Filho, além de ignorar o aliado em seu programa na TV, voltou a usar imagens de Lula durante solenidade de lançamento da pedra fundamental da refinaria General Abreu e Lima, em Suape, no litoral sul. No vídeo, Lula destaca o apoio do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PDMB), candidato ao Senado, e maior cabo eleitoral de Mendonça, para que Pernambuco fosse escolhido para sediar a refinaria.

O candidato do PT ao governo pernambucano, Humberto Costa, já tinha recorrido na véspera ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para impedir que seu adversário usasse as imagens de Lula no programa pefelista, mas até ontem os pedidos de liminar ainda não tinham sido julgados.