Título: Tasso exigirá vinculação nas campanhas estaduais
Autor: Cida Fontes e Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2006, Nacional, p. A4

O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), vai exigir a vinculação do nome de Geraldo Alckmin às campanhas estaduais de candidatos de seu partido que continuam sem mencioná-lo na propaganda eleitoral. "Isso é um desleixo. Vamos fazer uma interferência direta e dura nos diretórios estaduais", garantiu.

Para combater esse tipo de problema e dar mais impulso à campanha, coordenadores e dirigentes partidários vão passar a próxima semana em seus Estados conversando com os candidatos.

Preocupado em agregar votos, Tasso minimizou ontem as brigas internas entre PSDB e PFL sobre a condução da campanha. O principal motivo dos atritos tem sido o tom do programa na TV, uma vez que alguns pefelistas defendem ataques diretos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Tem tititi de três ou quatro do PFL que têm estilos diferentes. Mas ninguém pode impor nada", enfatizou o presidente do PSDB. Ele fez referência direta ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que está entre os que cobram discursos mais contundentes na TV: "Está tudo tranqüilo. Não vou impor que Alckmin fale como ACM nem que ACM fale como Alckmin."

Tasso chegou a estabelecer algumas relações entre a situação de Alckmin e a que Fernando Henrique enfrentou no passado. Ao final assegurou que o candidato ao Planalto manterá a estratégia que traçou com o setor de marketing para a TV: "O programa será feito no estilo do candidato."

Ao comentar a multa de R$ 900 mil que a Justiça Eleitoral impôs a Lula por propaganda eleitoral fora de época, ele disse: "É resultado da falta de respeito ao dinheiro público."