Título: Presidente diz ter alterado relação de Estado e sociedade
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2006, Nacional, p. A7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o grande legado deixado por seu governo será a alteração do "padrão de relação entre o Estado e a sociedade" e alegou que nunca o País teve condições tão privilegiadas em sua história. "Nós estamos provando que é possível tornar face da mesma moeda desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. Provando que é possível crescer e distribuir renda", disse.

Para o presidente, o Estado tem função primordial no combate à desigualdade. "O Estado deve ser forte, porque só ele pode fazer a inclusão social que precisa ser feita."

Em dia de candidato, Lula adotou um discurso de otimismo e chegou a demonstrar confiança numa vitória de primeiro turno, nos dois eventos de que participou, promovidos por sindicalistas e por movimentos sociais, ontem à noite em São Paulo. "A luta pode ser difícil, mas a vitória é certa", disse. E depois se despediu: "Até a vitória, no dia 1º de outubro".

Para o presidente, não haverá entrave para que a década seja "promissora."

Lula afirmou ainda que sua campanha terá como base o desenvolvimento econômico, a distribuição de renda e a educação de qualidade. "Esses três pilares permitirão que a gente possa sair da condição dos países eternamente em desenvolvimento para se transformar num país desenvolvido."