Título: China diz que Kim não fará novo teste nuclear
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2006, Internacional, p. A28

O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, disse ao enviado chinês Tang Jiaxuan que não planeja realizar mais testes nucleares. Kim, segundo relatos publicados na imprensa japonesa e sul-coreana, disse estar arrependido pelo experimento realizado no dia 9 e teria indicado que a Coréia do Norte poderia voltar às conversações multilaterais sobre seu programa nuclear, interrompidas em 2005.

Mas a secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, que esteve ontem em Pequim em busca de apoio chinês para a aplicação das sanções contra os norte-coreanos, mostrou-se pouco otimista: disse não acreditar que o regime esteja pronto para o diálogo e queixou-se também de que a Coréia do Norte ainda mantêm uma posição beligerante.

Mais de 100 mil norte-coreanos reuniram-se ontem na principal praça de Pyongyang para, mais uma vez, festejar o teste nuclear.

A visita de Condoleezza Rice à Ásia terminou ontem sem que ela tenha obtido de parceiros como China e Coréia do Sul todos os compromissos que queria sobre a aplicação de algumas das sanções impostas pela ONU. Os chineses, que afirmam que vão cumprir suas obrigações, rejeitam interditar e inspecionar cargueiros norte-coreanos, temendo um aumento de tensão na região. Mas, em medida mais ampla que a exigida pelas sanções, os principais bancos chineses anunciaram que vão deixar de financiar transferências para a Coréia do Norte.