Título: Sem corrupção, sobrará verba para o NE, diz Heloísa
Autor: Luciano Coelho
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2006, Nacional, p. A14

A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), disse ontem, ao fazer campanha em Teresina, Piauí, que o combate à corrupção permitirá que haja dinheiro para investir no Nordeste, propiciando geração de empregos e maior desenvolvimento de políticas sociais.

"No nosso governo vai ter dinheiro para os investimentos. Não vamos roubar, não vamos deixar roubar e o dinheiro vai sobrar para investimentos no Nordeste e em outras regiões. Nós vamos ter dinheiro para fazer investimentos. O governo não fez os investimentos necessários em ciência e tecnologia, em saúde e educação, geração de emprego e renda, além de inclusão social", discursou a senadora ainda no saguão do aeroporto da capital piauiense.

Os militantes do PSOL gritavam e se acotovelavam para ficar perto de Helísa em sua chegada. Ela disse que o governo não fez investimentos necessários para o desenvolvimento da região Nordeste porque faltou vontade política. "Dinheiro para isso tem", garantiu.

Heloísa Helena disse que o Nordeste tem um poderoso potencial de desenvolvimento, geração de emprego e renda e de inclusão social no Brasil. Para ela, falta vontade política para que isso seja feito.

A senadora afirmou que "a região tem um poderoso pólo turístico, a tradicional caprinocultura, produção de mel, flores, frutas e oleaginosas que podem conquistar o mercado internacional". "Para isso, precisa que o governo invista em ciência e tecnologia para melhorar a qualidade dos nossos produtos", defendeu Heloísa Helena.

A candidata voltou a afirmar que os ministros são "moleques de recado" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos objetivos de Heloísa Helena é conquistar o voto dos indecisos.

A presidenciável do PSOL disse que não tem dúvidas de que vai para o segundo turno. Ela também voltou a dizer que se cada eleitor seu conseguir dois votos, estará no segundo turno. "Já estamos encostados no segundo lugar e iremos para o segundo turno", comentou, se referindo ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, que hoje também fará campanha no Piauí.

EDUCAÇÃO

O discurso de Heloísa Helena tem empolgado os militantes. A candidata também prometeu mais investimento em escolas integrais, em projetos que envolvam arte, como música e dança para melhorar a vida de crianças carentes. Mas o discurso contra o PT e a promessa de mudanças continuam dando o tom da campanha.

No Piauí, a senadora saiu do aeroporto em carreata por bairros carentes de Teresina. À tarde participou de caminhada no centro da cidade e depois de um ato político na Praça Pedro II, no centro de Teresina.