Título: Líder taleban diz que luta será ampliada no Afeganistão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2006, Internacional, p. A10

Uma mensagem atribuída ao líder do Taleban, mulá Mohamed Omar, divulgada no fim do mês sagrado muçulmano do Ramadã, alerta para o aumento da violência no Afeganistão 'a um nível surpreendente' e pede aos militantes que combatem as forças da Otan e dos EUA que permaneçam unidos.

'Pela vontade de Deus, os combates serão intensificados nos próximos meses', disse a mensagem. 'Nossas previsões sobre a guerra resultaram certas no passado. Estou confiante de que nossa luta ganhará um forte respaldo no futuro próximo.' A declaração foi divulgada horas antes do início da festividade do Eid al-Fitr, que dura três dias e comemora o fim do Ramadã. Alguns países começaram a comemorar o Eid ontem e outros começam hoje, dependendo de quando a lua crescente é vista. Omar lembrou que 'este é o quinto Eid al-Fitr e nosso país ainda está sob controle do Exército cruzado'.

Pelo menos 32 afegãos morreram ontem na Província de Herat, oeste do Afeganistão, em combates entre facções rivais. A Otan enviou soldados para controlar a situação.