Título: Ataque mata 15 recrutas iraquianos; baixas dos EUA este mês chegam a 83
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2006, Internacional, p. A10

Uma série de atentados a bomba e ataques a tiros deixou ontem 47 mortos no Iraque. A explosão de uma bomba e uma emboscada contra um comboio de ônibus perto de Baquba mataram 15 recrutas da polícia iraquiana e feriram 25. Segundo funcionários locais, vários recrutas que estavam sendo levados para Bagdá foram seqüestrados. As mortes de ontem elevam a pelo menos 950 o número de civis mortos este mês no Iraque. Segundo novas estimativas, em média 43 civis iraquianos têm sido mortos diariamente este mês. Antes, desde abril de 2005, a média era de 27 mortes de civis por dia.

Mais cinco militares americanos morreram, elevando para 83 o número de baixas em outubro, o mês mais mortífero deste ano para os EUA. Um marine morreu na Província de Anbar, a oeste de Bagdá, um soldado americano foi morto na Província de Salahuddin (centro) e outros três no leste de Bagdá.

Várias bombas explodiram ontem em Bagdá, enquanto os iraquianos compravam comida e doces para o feriado muçulmano de Eid al-Fitr, que marca o fim do mês sagrado do Ramadã.No atentado mais sangrento de ontem na capital, um suicida detonou explosivos que levava com ele na movimentada Rua Palestina, no leste da capital, matando 6 pessoas e ferindo mais de 20. A explosão de uma bomba sob um veículo estacionado na frente de um mercado na Rua Al Rashid, no centro da cidade, matou 3 e feriu 8.

Milícias sunitas e xiitas confrontaram-se sábado em Madaen e Suwayra, sul de Bagdá. As autoridades informaram ontem que pelo menos 6 xiitas e 3 sunitas morreram. O Ministério do Interior informou, também ontem, que 50 corpos foram encontrados em Bagdá em 24 horas.

Shopping Estadão