Título: 'Nomear ministro, com 1% nas pesquisas?
Autor: Gabriel Manzano Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2006, Nacional, p. A16

Cristovam Buarque não perde o senso de humor pelo fato de contar com apenas 1% da preferência dos eleitores nas pesquisas. Durante a entrevista no Estado, quando lhe perguntaram se já tem o nome de quem vai ocupar o Ministério da Fazenda, se for eleito, deu um sorriso largo: "Como é que vou nomear ministro se estou com apenas 1% nas pesquisas? Se fizer isso, caio ainda mais."

O pedetista também sorriu ao lembrar o encontro com uma jornalista espanhola que lhe perguntou, toda enfática, qual seria seu primeiro gesto como presidente: "Acho que ela não sabia que eu tenho só 1%."

O confronto com esse número tem sido constante nas entrevistas com Cristovam: "Quando perguntam o que vou fazer para conquistar os 99% que me faltam, digo o que não vou fazer: não vou perder o humor, não vou perder o eixo nem a linha da barriga."

O que o mantém na disputa, explicou, é o fato de ter uma causa, a defesa da educação como prioridade nacional: "Alguma coisa vai ficar dessa campanha. Nem que seja a lembrança de que ela tinha um candidato obsessivo."

Um pouco mais adiante acrescentou: "Uma coisa vão ter de dizer de mim daqui para a frente: esse cara tentou."