Título: No Rio, candidatos mantêm ritmo de início de campanha
Autor: Wilson Tosta, Rodrigo Morais
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2006, Nacional, p. A17

Depois de protagonizarem na TV Globo, na noite de quinta-feira, um debate marcado pela rispidez, os candidatos ao governo fluminense Sérgio Cabral Filho (PMDB) e Denise Frossard (PPS) mantiveram ontem, antevéspera da eleição, um ritmo de trabalho intenso, mais típico de início de campanha. Ambos concentraram suas atividades em áreas populares e densamente povoadas do Estado - a Baixada Fluminense e a zona oeste da capital do Estado -, nas quais fizeram corpo-a-corpo com eleitores e pediram votos.

Apesar de ser líder de todas as pesquisas, Cabral participou ontem de ¿caminhadas relâmpago¿ em sete municípios da Baixada: Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo e Magé. Em todas, repetiu a fórmula que protagonizou desde o primeiro turno: acompanhado por políticos locais e cabos eleitorais, percorreu o centro comercial conversando com eleitores, em eventos com duração estimada em, no máximo, meia hora cada. Em Queimados, foi apoiado pelos três candidatos mais votados a prefeito nas eleições de 2004, entre eles o atual prefeito, Rogério do Salão (PL).

¿Vamos investir em saúde, educação e geração de emprego¿, declarou candidato, acompanhado de políticos de diferentes partidos, como o senador eleito Francisco Dornelles (PP) e a ex-governadora Benedita da Silva (PT), coordenadora no Estado da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição. Hoje, Cabral Filho vai à zona oeste da capital, onde fará caminhadas nos bairros de Campo Grande, Bangu e Madureira. À tarde, vai descansar.

MISSA

A zona oeste foi visitada ontem por Denise Frossard. Ela esteve em Bangu, Campo Grande e Santa Cruz. Hoje, participa de caminhada na praia de Icaraí, em Niterói, cidade na região metropolitana, e depois, tem programado almoço com o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, e o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), na churrascaria Porcão. Depois, dependendo do clima, poderá participar de caminhada no Flamengo. À noite, vai a uma missa em São Gonçalo.

No debate da TV Globo, Frossard questionou o patrimônio de Cabral, cobrou-o pela privatização da Companhia de Eletricidade do Estado do Rio (Cerj, atual Ampla), acusou-o de ter propostas mirabolantes e ser ausente no Senado, além de questioná-lo sobre a segurança pública.

Cabral rebateu reagiu acusando a adversária de fazer campanha baseada em ataques pessoais e sem propostas de governo. A certa altura, chegou criticá-la por suposto ¿baixo astral¿.

A adversária foi dura. ¿Estão matando as lojas de rua pela violência, pela criminalidade, sem contar o turismo. Os ônibus estão sendo assaltados até na Lagoa. Não adianta, enquanto não cuidar da questão da segurança, o resto é perfumaria¿, disse Frossard.