Título: MS ainda sob suspeita de aftosa
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2006, Economia, p. B7

O Ministério da Agricultura decidiu ontem manter interditados os municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, por suspeitar que os locais ainda não estão livre da febre aftosa. Os primeiros surtos confirmados da doença nos gados daquela região, identificados em outubro do ano passado, motivaram o início de uma série de embargos à carne bovina brasileira.

A decisão foi anunciada após a conclusão de exames sorológicos, feitos a partir de amostras sangüíneas de bovinos, que indicaram haver animais com algum sinal da presença do vírus causador da doença.

O Departamento de Defesa Animal do Ministério explicou que, apesar dos sinais, nenhum dos casos é manifestação explícita de que os bovinos tenham a doença e podem ser apenas um efeito da vacinação que se intensificou desde a ocorrência dos primeiros focos de aftosa.

Segundo o coordenador de Controle de Febre Aftosa do ministério, Nilton Morais, serão feitos mais testes para esclarecer se realmente ainda existe a infecção nos locais ou se são os efeitos da vacina. "Para podermos ter total clareza e transparência da situação, será mantida a interdição", completou o técnico.

Os exames nos bois foram feitos em duas etapas e englobaram 382 propriedades, onde foram coletadas 9.947 amostras de soro sangüíneo em bovinos de 6 a 24 messes. Desse total, 214 animais de 55 propriedades apresentaram alguma indicação ou sinal do vírus da aftosa.