Título: Coalizão deve ficar sem PTB e PR
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/11/2006, Nacional, p. A4

O presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, indicou ontem que PTB e PR - resultado da fusão do PL com o Prona - deverão ficar de fora da coalizão do segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de um encontro com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, Garcia explicou que o governo deverá retomar os encontros do conselho político, mas com os dois partidos de fora.

'O PTB não está na coligação. Há um outro tipo de relacionamento com o PTB que não é esse que foi estabelecido com os presidentes de partido', disse Garcia, ao ser indagado por que o partido não fazia parte da lista dos que iriam compor o conselho político. 'No momento há uma boa relação com os deputados do PTB, mas é uma relação que está se processando com a bancada, e não no nível partidário.'

Ainda na semana passada, Lula teve um encontro com o líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio (PE), para tentar cooptar o partido. O parlamentar garantiu que poderia levar mais de 90% da bancada para a base governista, mas o presidente da legenda - o ex-aliado e hoje inimigo Roberto Jefferson - quer que o PTB fique fora do governo.