Título: O fim do parlamentar invisível
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2006, Nacional, p. A4

O efeito principal do fim do voto secreto no Congresso, nas Assembléias e nas Câmaras Municipais é a moralização, em especial, dos processos de cassação de mandato de parlamentares.

À época do mensalão, os acusados se beneficiaram do sigilo nas votações. As absolvições se multiplicaram porque ninguém sabia como cada parlamentar votava. Por amizade ou corporativismo, os deputados salvaram os amigos.

Governos e partidos também ganham com isso. Ambos poderão controlar suas bancadas com mão de ferro. Deputados e senadores podiam contrariar a orientação de suas bancadas ou do governo do qual fazem parte. Protegiam-se no voto secreto.

Os eleitores terão como vigiar a atuação de seus parlamentares. Um vereador podia eleger-se com votos de sindicalistas, mas atuar contra os interesses dos trabalhadores. Ninguém ficava sabendo.

Quem perde é o conchavo e a negociação por debaixo dos panos. Quem usava o voto para obter a liberação de emendas, cargos ou propina terá de aprender uma nova forma de barganhar.