Título: Heloísa oscila e reforça vitória de Lula no 1º turno
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2006, Nacional, p. A7

Pesquisa Datafolha divulgada ontem pela TV Globo revela estabilidade na disputa presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou um ponto porcentual e chegou aos 51% das intenções de voto. No levantamento anterior, tinha 50%. Seu principal oponente, Geraldo Alckmin (PSDB), manteve os 27% registrados na semana passada. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

A menos de um mês das eleições, a candidata do PSOL, senadora Heloísa Helena, repetiu a mesma tendência verificada a partir da pesquisa do último dia 29 de agosto. Na ocasião, Heloísa Helena oscilou de 11% para 10%. Na pesquisa divulgada ontem, a senadora novamente oscilou um ponto para baixo, chegando agora a 9%. O candidato do PDT, Cristovam Buarque, e Ana Maria Rangel (PRP) ficaram com 1%.

Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Pimenta (PCO) não alcançaram 1%. Eleitores indecisos são 6% e votos brancos e nulos atingiram 4%.

Apesar de os dados apresentados ontem indicarem a vitória de Lula em primeiro turno, o Datafolha fez a simulação entre os dois principais concorrentes em um eventual segundo turno.

Mais uma vez, o quadro é de estabilidade. Tanto o presidente e candidato à reeleição pelo PT quanto Alckmin mantiveram os mesmos índices registrados no levantamento anterior. Lula permanece com 55% e Alckmin, com 37%. A diferença entre os dois é de exatos 18 pontos, segundo o instituto.

O Datafolha também avaliou o desempenho dos quase quatro anos do governo Lula. A gestão petista foi considerada ótima e boa por 48%; regular por 33% e ruim ou péssima por 18%. A pesquisa foi realizada entre anteontem e ontem e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral. Foram ouvidos 7.724 eleitores em 349 cidades. O levantamento é o quarto de uma série iniciada no dia 8 do mês passado pelo Instituto Datafolha.