Título: 13ª operação da PF na região prende 32 pessoas
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2006, Vida&, p. A18

A Polícia Federal e o Ibama desarticularam ontem uma quadrilha especializada em esquentar documentos falsos para a extração ilegal de madeira da Amazônia.

Por meio da Operação Daniel (referência à passagem bíblica sobre um jovem que sofreu tentações ao mudar-se para a Babilônia - no caso do Ibama, um analista ambiental), foram presas 32 pessoas, entre advogados, policiais rodoviários federais, funcionários do Ibama e empresários acusados de promover o comércio ilegal em Rondônia e Mato Grosso. São 58 mandados de prisão. As operações foram iniciadas em março.

O esquema de fraude consistia em corromper os servidores do Ibama responsáveis pela fiscalização. Eram abordados por empresários do ramo madeireiro, em troca da facilitação e omissão na fiscalização, liberando autorizações de transporte de produtos florestais (ATPFs) para as empresas constituídas em nome de "laranjas", que efetuavam o "calçamento" de ATPFs - fraude que consiste em declarar volume superior de madeira na via que segue com a carga. Cada declaração falsa de compra e venda de madeira e reposição florestal era vendida por R$ 5 mil.

Os presos responderão por formação de quadrilha, corrupção, violação de sigilo funcional, concussão e crime ambiental. Desde 2003, essa é a 13.ª operação para combater o transporte e extração ilegal de madeira na Amazônia.