Título: No Golfo do México, megapoço de petróleo
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2006, Economia, p. B7

Um trio de empresas liderado pela Chevron anunciou ontem a descoberta do que pode ser um grande poço de petróleo no Golfo do México. Estimativas iniciais apontam que esse poço pode aumentar as reservas dos Estados Unidos em 50%. Além da Chevron, fazem parte do empreendimento a Statoil e a Devon. Testes que ainda serão feitos poderão confirmar se realmente se trata da maior descoberta americana na área desde a Baía Prudhoe, no Alaska, há quase uma geração.

Perfurado a uma profundidade de 8,6 quilômetros, o poço Jack 2 está situado a 435 quilômetros de New Orleans e a 280 quilômetros da costa da Louisiana, no sudeste do país. As três companhias anunciaram que o poço produziu 6 mil barris de petróleo em um teste realizado no segundo trimestre de 2006.

"Os resultados da prova são muito promissores e podem constituir uma descoberta importante", disse o comunicado. No entanto, "a importância do potencial de produção do campo ainda terá de ser determinada", informou a Statoil.

Segundo John Kilduff, analista da corretora Fimat, essa descoberta é conseqüência "de um avanço tecnológico" somado aos elevados preços do petróleo. "Mesmo que a estimativa mais baixa de reservas (3 bilhões de barris) seja a correta, representa 400 mil barris diários durante 20 anos, o equivalente ao que produz atualmente o campo da Baía de Prudhoe, que é a maior jazida petrolífera dos Estados Unidos."

O analista James Williams, da WTRG Energy, concorda. "As águas profundas do Golfo têm evidentemente grande potencial." No entanto, disse ele, essa provável descoberta não implicará aumento importante imediato da produção de petróleo nos EUA. "Pode-se levar de cinco a dez anos para que essa jazida seja desenvolvida. São poços muito profundos, o que impede que a produção ocorra rapidamente", explicou. "Para chegar ao fundo do oceano, seria preciso construir um oleoduto mais comprido do que o mais alto dos arranha-céus."