Título: Tucano absorve mais o voto dos concorrentes
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/09/2006, Nacional, p. A10

Na simulação de segundo turno, Alckmin cresceu 12 pontos sobre sua pontuação no primeiro turno, enquanto Lula só agregou 3 pontos. Segundo Márcia Cavallari, diretora do Ibope, está claro que, no segundo turno, Alckmin drena em porcentual muito maior o voto de eleitores dos outros candidatos.

Na pesquisa divulgada ontem, o tucano subiu em todas as faixas de escolaridade na simulação de segundo turno (no maior salto, 6 pontos entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental, eleitorado típico de Lula). O atual presidente caiu em três das quatro (a mais expressiva, 7 pontos entre os que têm curso superior).

Houve oscilação, dentro da margem de erro, da avaliação do governo Lula: a aprovação caiu de 61% para 58% e a desaprovação subiu de 31% para 34%. Para Márcia, no entanto, as mudanças na direção do voto foram causadas pelo conteúdo da propaganda gratuita na televisão e no rádio. Essa pesquisa pode ter mostrado melhor, em comparação com as anteriores, que as convicções do eleitor se afirmam gradualmente.

O Ibope fez 2.002 entrevistas em 142 municípios, entre os dias 29 e 31 de agosto, com margem de erro de 2 pontos.