Título: Força não assina a proposta
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/11/2006, Economia, p. B6

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, negou ontem que a central faça parte de um grupo de 90 entidades empresariais e de trabalhadores que entregarão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta de reforma da Previdência Social, conforme reportagem publicada ontem no Estado.

Em nota, Paulinho afirma que a Força Sindical ¿jamais foi consultada sobre o assunto¿ e tinha total desconhecimento das propostas. ¿Lamentamos e repudiamos que o nome da central sindical tenha sido divulgado como signatária de uma proposta que consideramos absurda¿, diz na nota o presidente da Força. Segundo Paulinho, a central não aceitará nenhuma reforma da Previdência ¿que venha retirar direitos dos trabalhadores¿.

A Força Sindical, que faz oposição ao governo Lula, diz ser contra alguns pontos contidos na proposta, tais como a desvinculação do reajuste do valor do salário mínimo das aposentadorias e o aumento da idade para a concessão de aposentadoria. Entre outras propostas, a Força defende que a contribuição previdenciária passe da folha de pagamento para o faturamento das empresas. Segundo Paulinho, nos próximos dias um grupo de centrais sindicais, incluindo a Força, deve pedir audiência com o ministro da Previdência, Nelson Machado, para apresentar uma proposta alternativa de reforma.