Título: Em favela do Recife, benefício virou `único dinheiro certo¿
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2006, Nacional, p. A4

Favela dos Coelhos, Bairro dos Coelhos, área central do Recife, nas margens do Rio Capibaribe. Nesse ambiente sem saneamento básico nem água encanada, em barracos e palafitas sobre a lama, moram 2,5 mil famílias. Cerca de 900 em situação de miséria; destas, grande parte é beneficiária do Bolsa-Família, ¿único dinheiro certo¿ com que contam.

Isabel Cristina Damião da Silva, 34 anos, o marido Reginaldo da Silva, 37, e três filhos são uma dessas famílias. Após três anos desempregado, Reginaldo está em fase de experiência na área de serviços gerais de um núcleo hospitalar. Isabel recebe o Bolsa-Família há dois anos. Desde setembro o benefício passou de R$ 45 para R$ 95, o que garante o lanche, a roupa, o sapato e o remédio dos filhos. Ela se preocupa porque ¿a escola é fraca¿ e sua grande esperança de melhoria de vida é que os filhos possam se qualificar e abrir novos horizontes.

Mas apesar de o marido ter a chance de ser contratado, ela não admite dispensar o benefício. ¿O emprego não é certo, ele não tem ofício especializado e a família penou muito tempo às custas de vizinhos e parentes.¿